Livro – ‘O conhecimento em rede’

conhecimento em rede_capa

Da comunicação vertical (conhecimento tradicional) para a comunicação multidirecional (inteligência coletiva) surgiram novas possibilidades, consequências e resultados. De Gutenberg (e sua tipografia móvel em 1448) ao Google, o salto foi ‘intergaláctico’.

Os autores consideram o ambiente de rede fundamental para compartilhar conhecimento, com um método para implantação de projetos em ambientes corporativos que inclui o ‘efeito colméia’: inicia com os multiplicadores proativos, irradia pelos ligados ao conhecimento e atinge os reativos – estes serão movidos pelo fluxo ou substituídos.  Há necessidade de uma equipe preparada que desenvolva, implante e mensure os resultados – mantendo o processo de melhoria contínua (entre outras atribuições, pressionando por mais eficiência dos grupos-alvo). Esse é o desafio.

Surpreende o fato de ter sido lançado em 2007 pela editora Campus/Elsevier. Parece que foi hoje (eles acertaram, na mosca).

‘O conhecimento em rede’ – Como implantar projetos de inteligência coletiva. 134 páginas; leitura leve e rápida. Autores: Marcos Cavalcanti e Carlos Nepomuceno.

Li o livro, se quiser empresto. Ou compre aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Livros

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s